top of page

Um Abismo chama outro Abismo

“Um abismo chama outro abismo”

Salmo 42 Verso 7

Lendo esse verso do Salmo 42, parece um tanto distante o fato de um abismo puxar o outro abismo, parece talvez superficial ou raro de acontecer. Até porque sempre temos a tendência de pensar que somos mais fortes do que realente somos, ou que o pecado jamais nos alcançará, não “aquele” pecado, abismo.

O Ego, este sim nunca está satisfeito com nada, ele sempre nos faz acreditar que não temos tudo que merecemos, ou que “do lado de lá” tudo é mais lindo e perfeito. E esse ego nos faz ter outros sentimentos como a ambição, desejo de grandeza, desejo do mal para o próximo, uma infinidade de sentimentos que nos corrói e nos faz adentrar cada vez mais profundamente no abismo, assim chamando outros cada vez maior, e maior...

“– Mas a cobra afirmou: – Vocês não morrerão coisa nenhuma! Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore, os seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal.”

Gênesis Cap. 3 Vers. 4 e 5

Uau, ser igual a Deus, conhecer o bem e o mal, deve ser o máximo! Deve ter sido isso que Eva pensou naquele momento, e o seu desejo de grandeza foi tão grande que em momento algum Eva parou para pensar na maravilha que era sua vida junto de Adão, a comunhão plena que tinham com Deus, tudo o que desfrutavam ali. Simplesmente se deixou dominar pelo ego e esse abismo chamou outros muito piores. Os castigos que receberam. (Gênesis Cap. 3 Vers.14 ao 24)

Tudo bem, olhando pelo lado humano você pode pensar: “Ah, poder é algo que todos desejam, até um anjo já se deixou dominar pelo desejo de ser igual a Deus, é um abismo difícil de negar”. Mas então o que explica um filho amado, tendo tudo o que queria na casa do pai pedir para sair?

“Um homem tinha dois filhos. Certo dia o mais moço disse ao pai: Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança. E o pai repartiu os bens entre os dois. Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntou tudo o que era seu e partiu para um país distante, Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou tudo o que tinha.”

Lucas Cap. 15 Vers. 11 ao 13

O que faz uma pessoa largar uma vida boa com a sua família para conhecer o mundo? O que pode ser tão grande senão a ambição, para querer conquistar tudo “lá fora”, de ostentar a riqueza praticando pecados, de “ser livre” para fazer o que quiser, conhecer o que eu quiser.

E esse desejo desenfreado que fez um moço não enxergar tudo o que tinha com seu pai para conhecer o mundo que chamou outros abismos desesperadores para sua vida. Como a solidão, a fome, a indiferença. Como é impossível uma videira dar maçãs, assim também é impossível um pecado atrair benção, isso jamais acontecerá, pois um pecado nos leva a um abismo que jamais diminui, apenas aumenta, e piora.

O que o nosso ego deseja é apenas benefício próprio, mas ele não nos diz o que acontece depois, a parte que a ambição de conhecer o proibido ou o desejo desenfreado pelo poder nos traz malefício cada vez maiores, abismos cada vez mais escuros e difíceis de sair.

Para nos ajudar o Apóstolo Paulo fala em 1 Coríntios Cap.6 Vers. 12

“Alguém vai dizer: Eu posso fazer tudo o que quero. Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: Posso fazer qualquer coisa. Mas não vou deixar que nada me escravize.”

Bianca 01-04-2015

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page