top of page

Comunhão: Carne e Sangue


“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. ”

João Cap. 6 Vers. 51


Muitas pessoas não conseguem entender a dimensão deste versículo e nem o real sentido dele, já que comer a carne de Cristo verdadeiramente não significa que vamos comê-la literalmente. Aqui João relata um momento que Cristo teve com os Judeus antes da sua crucificação, onde explicava o que Ele significava para a humanidade e o que devemos fazer para alcançarmos a vida eterna. Assim como para nós parece complicado, imagina para os judeus naquela época, onde algo assim nunca havia sido dito, onde essas palavras significavam muito mais que palavras, mas uma atitude peculiar de alguém. Falar em uma sinagoga que as pessoas teriam que comer a sua carne para viverem para sempre não parece algo que era falado no cotidiano.

“Então os judeus começaram a discutir entre si:

Como nos pode dar este homem a sua carne a comer?”

João Cap. 6 Vers. 52


Jesus, como já esperava essa desconfiança dos judeus perante a sua palavra, passou a explicar o que de fato significava comer a sua carne verdadeiramente.


“Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. Quem come da minha carne e bebe do meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim também quem de mim se alimenta viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu. Vossos pais comeram o maná e morreram, mas quem comer este pão viverá para sempre.”

João Cap. 6 Vers. 53 a 58

Que explicação maravilhosa de Jesus, Ele nos dá tantas oportunidades de comunhão com Ele nessa passagem que chegar até ser difícil acreditar que poderemos ter a mesma comunhão que Ele teve com o Pai aqui na terra. Primeiro Cristo explica que se não comermos desse pão e não bebermos desse sangue nem teremos vida em nós mesmos, quanto mais vida eterna. É o mesmo que estão escrito em Marcos Cap. 8 Vers. 35, quando Cristo diz: “Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa e do evangelho, esse a salvará.” Jesus está dizendo que só Ele sabe o que é melhor para nós, e a única forma disso acontecer é vivermos em comunhão com Ele, comenda da sua carne e bebendo do seu sangue, é vivendo por Cristo, vivendo Cristo, pois quando não mais nos importamos com a nossa natureza humana e passamos a nos importar com Cristo, é ai que começamos a viver o propósito de Deus para nós.


Adiante, na mesma passagem Cristo fala que quando estivermos em comunhão com Ele através da carne e do sangue estaremos nEle e Ele estará em nós. Essa parte é maravilhosa, pois é quando temos a oportunidade de desfrutar de uma comunhão tão intensa com Cristo que já não sabemos mais diferenciar nós dEle, pois estaremos nEle verdadeiramente e Ele em nós verdadeiramente.

“Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós. O ramo por si mesmo não pode dar frutos, se não estiver na videira. Tampouco vós podeis produzir fruto; se não permaneceres em Mim.”

João Cap. 15 Vers. 4


Para finalizar Jesus diz que os antepassados daqueles que o ouviam tinham se alimentado do maná que desceu do céu e tinham morrido, mas quem comece da sua carne alcançaria a vida eterna e no último dia Ele o ressuscitaria. Eu quero alcançar a verdadeira vida aqui na terra e viver para sempre, e você?





Bianca - 17 - 02 - 2016

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page