top of page

Eu sou a videira!

“Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada.”

João Cap. 15 Vers. 5

Quem é a videira todos nós já sabemos, Cristo. E quem são os ramos nós também já sabemos, somos nós. Mas o mais interessante está no fato de nós, os ramos, permanecermos em Cristo, a videira. O que é na prática permanecer em Cristo? Como sabemos no dia-a-dia se estamos ou não unidos com Cristo?

Estar unido com Cristo é dar espaço para que Cristo possa “interferir” a qualquer momento. Amados, é ao vivo, existem circunstâncias da nossa vida que não temos como pedir um “break” para pensarmos melhor sobre a situação. Temos que falar com Cristo a todo instante, quando alguém nos irrita repetidas vezes, por exemplo, e ficamos com raiva, gritamos xingamos, tudo no calor da situação. E se tivéssemos permanecido em Cristo, como seria? Se ao invés de berrar tivéssemos pedido a Deus: “Pai, me acalma para que possa falar a coisa certa agora.” Com certeza o nosso Pai teria vindo nos ajudar, porque ele percebeu que somos conscientes do fato que nada podemos fazer sem Ele. Não sabemos nem o que fazer numa situação tão normal como essa.

“Continuem unidos comigo, e eu continuarei unidos com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.”

João Cap. 15 Vers. 4

O motivo para estamos unidos com Cristo é muito simples. Nada podemos fazer sem Ele, e se nós, os ramos, não estivermos unidos com Cristo, a videira, como daremos frutos? Aqui Jesus compara a nossa dependência com algo muito lógico para que estendamos tamanha necessidade que o nosso ser tem de estar unido com Ele. Jesus da o exemplo de uma planta, é claro que ramo algum pode sequer existir sem que haja a planta, o pé, o que traz vida. Assim, exatamente assim é a relação de nós e Cristo. Jesus fala que devemos frutificar no seu reino, e nossos frutos devem permanecer, ou seja, devemos estar SEMPRE ligados com Ele, casa contrário, poderemos até dar fruto em algum momento da nossa vida, mas eles vão desaparecer com o tempo se não permanecermos em Cristo, pois perderemos a vida.

Qual a diferença de permanecer em Cristo

frutificando e estar longe de Cristo sem dar frutos?

“Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem.”

João Cap. 15 Vers. 6 e 7

Jesus fala que mesmo que esses ramos já estiveram nEle, mas deixaram de dar frutos Ele cortará e jogará fora, pois de que serve um ramo na videira senão para dar frutos? Porém os que permanecerem nEle frutificando, estes receberão tudo o que pedirem. Aqui está a maior joia, Jesus fala que recebemos tudo o que pedirmos. Há algumas semanas falamos sobre pedir e receber (Pedir e dar-se-vos-há), e vimos que nem sempre recebemos o que pedimos porque não é da vontade de Deus, porque o que queremos não vem dEle. Mas aqui Jesus fala que receberemos tudo o que pedirmos, porque estaremos unidos com Ele, logo tudo o que desejarmos já vêm dEle. Se permanecermos em Cristo os nossos desejos já serão os dEle, pois demos espaço para que Cristo participasse cada segundo de nossos vidas, logo estaremos vivendo segundo a sua vontade.

Não podemos esquecer que falar com Cristo é orar. Não pense nisso como algo frustrante e cansativo, pense que você deixou a direção da sua vida para o ÚNICO que pode transformá-la numa vida maravilhosa e que gosta de conversar sobre ‘essa vida’ com Ele. Ore por tudo, quando lembrar ore, em silêncio, peça tudo o que precisar e desejar. Basta permanecer em Cristo a todo o momento, que será possível ter uma vida com abundância!

“{...} Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância."

João Cap. 10 Vers. 10b

Bianca 06-05-2015

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page