top of page

#Orgulho #Espinho

“Mas, para que eu não ficasse orgulhoso demais por causa das coisas maravilhosas que vi, eu recebi uma doença dolorosa, que é como um espinho no meu corpo. Ela veio como um mensageiro de satanás para me dar bofetadas e impedir que eu ficasse orgulhoso.” 2 Coríntios Cap. 12 Vers. 7

Para quem não conhece esta história, nessa passagem Paulo fala sobre a doença que Deus permitiu que lhe atingisse para que seu orgulho não crescesse mais do que as próprias maravilhas que Deus havia lhe revelado. Ninguém sabe ao certo que doença era essa, mas isso não é o que mais importa nessa passagem, e sim o motivo pelo qual Paulo “recebeu” essa doença.

Deus revelou coisas grandiosas a Paulo que não revelou a mais ninguém, Paulo era um grande profeta e tinha muito zelo pela obra de Deus e pelas igrejas a qual escrevia regularmente. Ai você pode se perguntar: “Se Paulo era tão correto no que fazia, porque Deus o castigou permitindo uma doença que lhe incomodava tanto?”.

“No entanto, se eu quisesse me gabar de mim mesmo, isso não seria uma loucura, porque estaria dizendo a verdade[...].” 2 Coríntios Cap. 12 Vers. 6a

Além de apóstolo, inteligente e influente naquela época, Paulo era sincero, e nessa ocasião confessa que se ele se gabasse dele mesmo não seria uma novidade. Paulo reconhecia acima de tudo a sua natureza humana, natureza esta que nos incita a nos orgulharmos do que fazemos para Deus, sendo que essa glória deve ser somente de Deus.

“Três vezes orei ao Senhor, pedindo que ele me tirasse esse sofrimento. Mas Ele me respondeu: A minha graça é tudo o que você precisa, pois, o meu poder é mais forte quando você está fraco. ” 2 Coríntios Cap. 12 Vers. 8 e 9a

Paulo não era um ‘super-homem” ele era como nós, e mesmo Deus tendo revelado o porque desde espinho estar em sua carne, Paulo se sentia muito incomodado com isso, e eu vejo essas orações dele como uma forma de tentar negociar com Deus. Não por malícia, mas porque talvez naquele momento Paulo não visse a necessidade de ter um espinho da carne para lembrar da grandeza de Deus, mas só Deus conhece o que está no mais profundo do nosso coração, coisas que nós nem sabemos, e por isso manteve esse incômodo, para que cada vez que essa doença o fizesse sofrer, ele lembrasse das maravilhas que Deus havia revelado à ele e o quão dependente da Graça de Deus ele era.

“Se existe motivo para eu me gabar, então vou me gabar das coisas que mostram a minha fraqueza. ” 2 Coríntios Cap. 11 Vers. 30

“[...] Portanto, eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo. ” 2 Coríntios Cap. 12 Vers. 9b

Paulo entendeu que a manifestação de Deus em sua vida era muito mais grandiosa quando ele estava fraco, pois isso mostrava que era Deus quem estava com ele, e que se não fosse isso ele já estaria morto. Quantas vezes o nosso ego é quebrado e além de não reconhecermos a grandeza de Deus e a necessidade que temos de sua graça, ainda reclamamos e culpamos Deus pela tragédia ou incômodo que enfrentamos. Que possamos ser como Paulo, sinceros em confessar à Deus o nosso desejo carnal de sermos o centro das atenções, mas também que possamos ser agradecidos por tudo o que Deus faz em nossas vidas, mesmo quando parece que estamos tão humilhados que nada vai nos tirar do fundo do poço. É nessas horas que conseguimos reconhecer o quão dependentes somos da graça divida.

“ Quem quiser se orgulhar, que se orgulhe daquilo que o Senhor faz. Pois a pessoa só é aprovada quando o Senhor aprova e não quando é aprovado por si mesma.” 2 Coríntios Cap. 10 Vers. 17 e 18

Bianca 01-07-2015

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page