top of page

Jonas, Misericórdia divina, Nínive

Quem nunca escutou a história de Jonas? Com certeza é uma das primeiras histórias que aprendemos na escola dominical, junto com Davi e Golias e Sansão e Dalila. Mas muitas vezes ficamos bitolados apenas numa parte da história e esquecemos de olhar outros pontos especiais de uma mesma história ouvida tantas vezes.


Com certeza a parte mais interessante da história é a maior conversão gentia mencionada na Bíblia, uma cidade conhecida por ser uma “raça sensual e cruel” se arrepende e se converte, mas existe muito mais nessa história para tomarmos como exemplo.


“Certo dia o Senhor deus disse a Jonas, filho de Amitai: Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e grite contra ela, porque a maldade daquela gente chegou aos meus ouvidos.” Jonas Cap. 1 Vers 1 e 2


Jonas era um israelita, que nessa ocasião foi escolhido por Deus para “gritar” na cidade de Nínive a seguinte profecia: “Dentro de quarenta dias Nínive será destruída.” (Jonas cap. 3 vers. 4b). Jonas precisava apenas confiar que essa mensagem vinha de Deus e ir até aquela cidade. Precisamos entender que Nínive era uma cidade muito violenta e que estava numa situação de pecado extremo, e também que ficava muito distante de Israel, terra de Jonas, e parece que foram apenas esses pontos que Jonas pensou quando fugiu do que Deus havia lhe pedido. Jonas nos representa em muitas situações, quando conhecemos a Deus, ouvimos sua voz, mas ao invés de fazermos o que Ele nos pede vimos em nossa frente apenas os pontos negativos, os pontos que nos colocarão em perigo ou até mesmo que nos darão trabalho, e nos esquecemos do principal, que é Deus, e o que Ele quer que seja feito.


Então ao invés de tratar apenas de Nínive, Deus precisou antes tratar de um dos seus, fazendo com que experimentasse a misericórdia divina. Muitas pessoas veem o grande peixe como algo ruim na experiência de Jonas, mas se não fosse Deus enviar esse peixe para abocanhar Jonas ele provavelmente teria morrido, porque foi jogado em alto mar durante uma tremenda tempestade. Quando nos distanciamos da presença de Deus e do que Ele preparou para nossas vidas, precisamos passar por momentos péssimos, como os três dias e as três noites que Jonas passou dentro do grande peixe. E não foi apenas Ele quem “pagou” pela desobediência, todos os que estavam no barco também sofreram com ele aquela tempestade provocada pela desobediência de Jonas, logo precisamos cuidar ainda mais, pois como as bênçãos que recebemos de Deus alcançam a todos que nos rodeiam, uma situação ruim causada por nossa desobediência também atinge, mesmo Deus usando esse acontecido para que os que estavam no barco clamassem por sua misericórdia e confessassem que Ele era o único Deus, não deixaram de sofrer com a tremenda tempestade.


“Então os moradores de Nínive creram em Deus e resolveram que cada um devia jejuar. E todos, desde os mais importantes ate os mais humildes, vestiram roupa feita de pano grosseiro a fim de mostrar que estavam arrependidos.” Jonas Cap 3 Vers.5

“Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então mudou de ideia e não castigou a cidade como havia tinha dito que faria.” Jonas Cap. 3 Vers. 10

Depois da teimosia de Jonas ele foi até Nínive e gritou a profecia que Deus havia lhe dado, e então o povo se arrependeu dos seus pecados, mudou de hábito, jejuou e pediu misericórdia a Deus, e Deus viu que eles realmente haviam mudado e decidiu não castigar mais e cidade como Jonas havia anunciado. Então pensamos uau, Jonas deve ter ficado orgulhoso de sua profecia ter resultado em milhares de conversões ao Deus de Israel, mas não, Jonas ficou com tanta raiva que desejou a morte. E novamente Deus precisou tratar dele. Jonas achou que a sua reputação era mais importante do que a conversão de milhares de pessoas. Ele havia acabado de experimentar a maravilhosa misericórdia de Deus, quando teve o direito de sair do peixe vivo e recebeu uma segunda chance para cumprir o Deu havia lhe ordenado, mas deixou que seu orgulho o dominasse ao ponto de desejar morrer do que ver sua profecia não ser cumprida.


Precisamos entender que a misericórdia de Deus vai além de nosso entendimento e que Deus a concede a quem Ele quiser. Somos tão miseráveis e necessitados dessa misericórdia como qualquer outra pessoa. Que façamos a vontade de Deus independente do que podemos passar por cumpri-la e independente também do que Deus vai fazer depois que cumprirmos a sua ordem.


Jonas escreveu o livro a qual conta a sua história, não deixando nenhuma glória para si mesmo, mas deixando as suas fragilidades totalmente a mostra, dizendo que mesmo em nossas fraquezas Deus opera inúmeros milagres.


Bianca 26-08-2015

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page