top of page

Somos Bom Samaritanos?


“Levantou-se certo mestre da Lei e, querendo provar Jesus, perguntou-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?


Jesus lhe respondeu: O que está escrito na Lei? Como lês?


Respondeu-lhe o homem: Amarás ao Senhor, o teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.


Então Jesus lhe disse: respondesse bem. Faz isso e viverás.


Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?


Respondeu-lhe Jesus: Descia um homem de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o roubaram e, espanqueando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. Casualmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote que vendo-o passou distante. De igual modo também um levita chegou àquele lugar e, vendo-o, passou distante. Um samaritano, porém, que ia de viagem, chegou perto dele, viu-o e moveu-se de compaixão. Aproximando-se enfaixou-lhe as feridas, colocando-lhes azeite e vinho. Então colocando sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.

Lucas Cap. 10 Vers. 25 a 34

Você se considera um bom samaritano? Vamos ver as características de um bom samaritano para ver se realmente podemos nos considerar um!


Nessa passagem, Jesus está falando com um Judeu que estuda a Lei do Senhor, e que está acostumado a meditar nela. Mas o que há de tão especial nessa parábola de Cristo se Ele estava ensinando algo que a pessoa já sabia? Primeiro precisamos saber que o samaritano, diferente das outras duas pessoas que passaram antes pelo viajante, eram pessoas excluídas da sociedade e desprezadas pelos judeus, logo, era a última pessoa pelo qual o viajante provavelmente esperaria ajuda. Precisamos considerar também que os dois não se conheciam, não eram amigos nem parentes. E com certeza o samaritano não esperava recompensa alguma pela ajuda que estava prestando, já que a pessoa havia acabado de ser assaltada. E além do mais, Jesus fala que o samaritano sentiu compaixão pelo viajante, sentiu empatia.


Muito além da ajuda o bom samaritano estava demonstrando amor pelo próximo, já que parou para ajudar uma pessoa desconhecida e que ainda o desprezava na sociedade em que viviam. Depois de sabermos de todas essas características do bom samaritano, vamos examinar as nossas atitudes e ver se realmente somos bons samaritanos como julgamos ser. Jesus mostrou de forma muito simples àquele homem quem era os eu próximo para amar. Eram todas as pessoas, mesmo aquelas pelos quais sentimos desprezo ou desafeto. Se nem Jesus sendo filho do Deus e sem pecados agradou a toda a humanidade, imagina nós que somo falhos e pecadores? É normal termos inimizades, mas nessa parábola Cristo ensina que a nossa compaixão e amor pelo próximo deve estar acima das nossas inimizades. Quando Jesus fala em Mateus Cap. 5 Vers. 44 é isso que Ele está querendo dizer. Que devemos amar a todos.

“Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelo que vos perseguem, para que sejais filhos do vosso pai que está nos céus.”

E por fim, Jesus pergunta ao mestre da lei: “ Qual desses três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos assaltantes?

Ele disse: O que usou de misericórdia para com ele.

Disse Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.

Bianca 28-10-2015

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page