top of page

Submissão, Liberdade Plena



Qual o seu conceito de submissão?


O que o mundo diz sobre ser submisso e o que Cristo pregou sobre submissão!


Para começarmos a falar sobre esse assunto, precisamos conhecer nosso guia e exemplo de vida, Cristo Jesus! Cristo não apenas falou sobre submissão, mas teve uma vida submissa, imagine só, o Filho unigênito de Deus se submetendo a homens falhos e pecadores como nós! É algo um tanto utópico para nós, não é mesmo? Mas na bíblia Cristo deixa, através de pessoas usadas por ele, muitos conselhos sobre submissão, e não apenas para as classes que já eram submissas na sociedade, como as mulheres e os filhos, mas deixa também conselhos para os homens, esposos e pais daquela época.


Todos nós lembramos da morte de Cruz que Cristo sofreu, a morte mais humilhante para a época, mas comumente nos esquecemos da vida de cruz que Cristo teve durante todo o tempo que passou aqui na terra. Vida de submissão, primeiramente por se sujeitar a vir até a terra, lavando os pés dos discípulos, pedindo água a uma mulher... Existem vários exemplos que demonstram o quão submisso Cristo foi, mesmo não precisando ser.


“Não atende cada um somente ao que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo ao qual devia se apegar; mas a si mesmo se esvaziou, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achando na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte e morte de cruz.” Filipenses Cap. 2 Vers. 4 a 8


Que de sorte possamos ser iguais a Cristo em submissão, que ao invés dEle esperar ser igual a Deus, se sujeitou a ser igual a nós. Sermos submissos uns aos outros é uma forma de demonstrarmos a grandeza do amor de Deus em nossas vidas, pois é preciso ser muito consciente do significado de amor para sermos submissos. Em colossenses, existem vários conselhos de submissão, tanto para mulheres como para homens. Que possamos ler esse trecho da bíblia sem nenhuma visão machista ou feminista, que possamos analisar a bíblia numa ótica pura e despidos de qualquer pensamento pretencioso desse mundo, para que só assim possamos viver em submissão.


“Mulheres, sede submissas ao vosso próprio marido, como convém no Senhor. Maridos, amai, cada um, a vossa mulher e não as trateis asperamente. Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, pois isso é agradável ao Senhor. Pais, não irriteis os vossos filhos,

para que não desanimem.” Colossenses Cap. 3 Vers. 18 a 21


Aqui fala em mulheres serem submissas aos seus maridos, não está falando que as esposas devem se minimizar, mas sim que devem ter o prazer de serem cuidadas e amadas por seus maridos, que devem se submeter à eles, porque também eles são o Sacerdote do lar, os responsáveis pela família. Quando se fala em maridos amarem as suas esposas, está falando realmente em cuidado e carinho, o marido deve se importar com o sentimento de suas esposas e não ríspidos em momento algum. Filhos, o único mandamento com promessa é esse, honrar os pais para que os dias na terra sejam prolongados, além da experiência, que possamos ser submissos aos nossos pais por amor. Pais, ao invés de irritares os filhos, que os encorajem a serem com Cristo, a terem uma vida de submissão, e com certeza irá receber ações de gratidão.


A submissão não é algo que tem regras, mas que necessitamos da presença do Espírito Santo para discernirmos em que momentos a submissão ao outro sai da vontade de Deus para nós, em que momento o que o seu pai, esposo ou líder lhe pediu, não é algo que devemos fazer. Para isso uma vida de oração e submissão à Cristo e sua vontade, pois só assim teremos certeza que as nossas ações são o que realmente devemos fazer.

Bianca 16-12-2015



Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page